
Identidade Visual + Fotografia
Projeto Despertar Criativo - Lia Vasconcelos
O projeto Despertar Criativo nasce com a vontade de Lia Vasconcelos em criar uma série de oficinas que abordassem temas relacionados a um processo de cura após o período pandêmico, em que o medo fez com que muitas pessoas se retraíssem de um convívio social criando bloqueios relacionais e criativos.
Nessa primeira série, as oficinas ocorreram em parceria com o SESI no Centro Cultural SESI Casa Branca, em Itapagipe, Salvador-BA, no ano de 2023. Em 2024 a oficina 100ml de Teatro foi contemplada no edital Apoio às Artes - Lia da Silveira, organizado pelo Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através de recursos do Ministério da Cultura oriundos da lei Paulo Gustavo.
Conceito
O projeto tinha como premissa visual trazer a ideia de leveza e aconchego, que fosse um lugar de escape diante do peso do cotidiano, em que a pessoa se sentisse acolhida e estimulada a quebrar bloqueios internos. Com oficinas relacionadas ao teatro, escrita criativa, produção audiovisual com celular e ao corpo através da memória e musicalidade, seu público tem como foco os jovens, parcela muito impactada na sua formação motora e psíquica por conta das restrições pandêmicas, apesar de contemplar qualquer tipo de público. O objetivo então é que a linguagem criada fosse leve, mas ao mesmo mesmo divertida e dinâmica e que convidasse as pessoas ao seu despertar.
Fotografia
As fotografias foram realizadas nas oficinas de 2023, no Centro Cultural SESI Casa Branca, com o objetivo de uma consolidação visual do projeto, o que ajudou na sua aprovação no edital. As luzes de palco de cada oficina foram ajustadas para que dialogassem com as cores dos cards, criando assim uma harmonia e identificação, além de captar a espontaneidade dos participantes e sua imersão ao processo ali apresentado. Uma característica pedagógica, e bastante atual, foi a identificação e representatividade dos participantes ao se verem nas fotos sob uma iluminação cênica, a autoestima desenvolvida e os vínculos ali criados.






















































